Ingressantes

Você que acabou de ingressar deve se familiarizar com o regulamento do programa,  regimento da CPGregimento da pós-graduação da USP e com o curso de introdução à Pós-Graduação, idealizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, que visa melhorar a experiência acadêmica do aluno ingressante. 

O sistema janus está programado para enviar email avisando  sobre o vencimento de alguns prazos importantes, como por exemplo, o vencimento do prazo de qualificação, entretanto, este é apenas um instrumento auxiliar. A responsabilidade de atender aos prazos é do aluno e o não cumprimento de algumas exigências pode resultar no seu desligamento. Fique atento!

Aqui são apresentadas algumas informações essenciais para esclarecer dúvidas mais comuns dos candidatos e ingressantes mais detalhes estão disponíveis no regulamento do programa e regimentos. Não deixe de lê-los!

Prazos

  • Conclusão
    Mestrado 30 meses.
    Doutorado e doutorado direto 48 meses.
  • Para qualificação:
    Mestrado: no máximo 15 meses a partir do inicio da contagem do prazo no curso.
    Doutorado e Doutorado direto: no máximo 24 meses a partir do inicio da contagem do prazo no curso.
    ATENÇÃO: Para a realização do exame de qualificação o aluno deverá ter cumprido 50% dos créditos mínimos em disciplinas exigidos para defesa. A não realização do exame de qualificação no prazo resulta no desligamento automático do aluno.

Créditos

  • Créditos a serem cumpridos (1 crédito igual a 15 horas aula):
    Mestrado: 100 (30 em disciplinas e 70 produção da dissertação).
    Doutorado: 164 (24 em disciplinas e 140 produção da tese).
    Doutorado direto: 194 (54 disciplinas e 140 produção da tese).
  • Créditos especiais:
    Mestrado: poderão ser obtido até 15 créditos.
    Doutorado: poderão ser obtidos até 12 créditos.
    Doutorado direto: poderão ser obtidos até 27 créditos.

Relatório semestral

  • É obrigatório a entrega de relatório simplificado semestral de atividades segundo modelo disponibilizado

Desligamento por desempenho insuficiente

  • reprovação do relatório semestral de atividades por duas vezes consecutivas.

  • não houver a entrega do relatório semestral na data limite prevista no calendário anual, divulgado pela secretaria de pós-graduação e na página do Programa na internet.

Depósito da tese

  • O trabalho final poderá ser entregue na forma de tradicional ou na forma de artigo ou conjunto de artigos. Os mesmos poderão ser redigidos em português, espanhol ou inglês, desde que em idioma único. No caso de artigo, seu formato poderá estar de acordo com as exigências da revista a que o artigo foi enviado.

Dupla titulação

O departamento tem convênios de dupla titulação com universidades da Itália e Espanha. Há perspectiva de estabelecimento de outros convênios em breve.

A dupla titulação está disponível para os alunos de doutorado e garante que seu título seja reconhecido pela USP e instituição parceira.