DETRAN-CE & VPS em prol da proteção do bem-estar e saúde animal

Visita do Gerente do Escritório de Projetos do DETRAN-CE ao departamento (VPS) e à faculdade (FMVZ/USP) nos dias 16 e 17 de julho de 2018

Entre os dias 16 e 17 de julho de 2018, Jerffson Ventura, Gerente do Escritório de Projetos do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (DETRAN-CE) visitou ao Departamento de Medicina Preventiva e Saúde Animal (VPS) na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP) em ambos campi da USP, na capital e em Pirassununga.

Na segunda dia 16/07, no VPS do campus de Pirassununga, Jerffson ministrou a palestra "Prevenção de acidentes envolvendo animais no estado do Ceará" durante o workshop sobre a utilização da Internet das Coisas (IoT, do inglês: Internet of Things) na proteção do bem-estar e saúde animal. Em São Paulo, no dia 17/07 foi recebido e conheceu as instalações do VPS com o vice-diretor da FMVZ/USP, Prof. Titular José Soares Ferreira Neto, teve reuniões com o Prof. Dr. Oswaldo Santos Baquero  e com o chefe do departamento VPS, Prof. Titular Fernando Ferreira. 

O VPS lidera a Força Tarefa Nacional Pelos Jumentos (FTNJ), cujo um dos objetivos é prevenir e mitigar acidentes envolvendo animais nas rodovias do Brasil. No Estado do Ceará a FTNJ, conta com a parceria do DETRAN-CE, desenvolvendo protocolos para garantir o bem-estar e saúde dos animais recolhidos para os oito postos de triagem de animais e para a Fazenda Paula Rodrigues, no município de Santa Quitéria, que está em processo de ser transformada em Santuário para os jumentos recolhidos.

Fig. 1: José Soares, Adroaldo Zanella e Jerffson Ventura (Foto: Ernani Coimbra) 

Fig. 2: Jerffson Ventura e Paulo Brandão (Foto: Ernani Coimbra) 

Fig. 3: José Soares, Adroaldo Zanella e Jerffson Ventura (Foto: Ernani Coimbra)