Medalha do Cinquentenário da PM Rodoviária do Estado de São Paulo

Pesquisador da PPG Epidemio foi agraciado com a medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de São Paulo

O pesquisador Adroaldo José Zanella recebeu a medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário da Polícia Militar do Estado de São Paulo no dia 06/06, no auditório do Centro de Operações da PM, no bairro do Bom Retiro. A insígnia foi instituída em 2000, homenagem aos 50 anos da polícia rodoviária estadual. O objetivo é premiar personalidades civis e militares e instituições públicas e privadas que tenham contribuído para atividades do Policiamento Rodoviário ou prestado serviços relevantes ao Estado de São Paulo e ao seu povo.

O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses (PPG Epidemio) e coordenador do Centro de Estudos Comparativos em Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar tem contribuído para o estabelecimento de protocolos para prevenir e mitigar consequências de acidentes envolvendo animais silvestres e domésticos. A parceria com a polícia rodoviária culminou em um projeto financiado pelo BBSRC, órgão oficial do sistema de pesquisa do Reino Unido, viabilizando uma colaboração entre a USP e a Universidade de Bristol. O mestrando Jivago Morette Pedra (1º Tenente da Policia Rodoviária Militar de SP) e o doutorando Denis Sato, alunos do PPG Epidemio, fizeram intercâmbio na Universidade de Bristol no primeiro semestre de 2018.

A Medalha do Cinquentenário também é um reconhecimento pela participação do Professor Zanella na equipe multidisciplinar, com integrantes da USP, Policia Militar do Estado de São Paulo, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Concessionária Arteris, lideradas pelo Capitão PM Marcelo Estevão de Oliveira do Policiamento Rodoviário da Polícia Militar, que está concluindo a elaboração de um Protocolo Operacional Padrão para atender acidentes envolvendo animais, e emergências envolvendo animais, nas rodovias do Estado de São Paulo. A equipe também está desenvolvendo, no Campus Fernando Costa, da Universidade de São Paulo de um laboratório multiusuário para estudos de formas de prevenir e mitigar acidentes envolvendo animais.

AJZ1.png

Pesquisador Adroaldo recebendo a medalha das mãos do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças. (Foto: Marcel Braghin)