Descoberta de nova espécie de carrapato no Bioma Mata Atlântica

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de carrapato associada a macacos e aves silvestres residentes do Bioma Mata Atlântica na região Sudeste do Brasil

Nossos pesquisadores em parceria com pesquisadores de outras instituições brasileiras (DAEE, Laboratório de Identificação e Pesquisa de Fauna Sinantrópica, UNISA, DEPAVEInstituto Butantan, UFJF, UESCUFRRMuseu de Zoologia da USP), descreveram uma nova espécie de carrapato associada a macacos e aves silvestres residentes do Bioma Mata Atlântica.

De acordo com o pesquisador Thiago Fernandes Martins, do VPS-FMVZ-USP, a nova espécie foi batizada com o nome Amblyomma romarioi em homenagem ao professor Romário Cerqueira Leite da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, em reconhecimento à sua contribuição com o estudo enfatizado no controle integrado de carrapatos e doenças transmitidas por estes artrópodes.

A espécie encontrada na região Sudeste é totalmente inédita para a ciência. Segundo Martins, essa nova espécie é bastante interessante para a acarologia nacional, pois é um exemplo vivo da coevolução entre o parasita e seus hospedeiros. Martins observa que a descrição dessa nova espécie de ectoparasita abre uma grande perspectiva para a pesquisa na área. Entretanto, o pesquisador faz um alerta: a destruição da Mata Atlântica pode prejudicar essa descoberta.

Martins conta que os macacos necessitam das áreas florestais. Quando ocorre o desmatamento, a população de macacos entra em desequilíbrio. Isso pode ocasionar a extinção desses primatas e consequentemente, o desaparecimento dos carrapatos, uma vez que a área de ocorrência do carrapato está intimamente ligada à área de distribuição do macaco Sauá (Callicebus nigrifrons).  “Ainda existem muitas espécies para serem descritas pela ciência. O progresso do país é sempre bem vindo, mas é preciso destacar a importância da conservação das matas para a ciência”, finaliza.

Atualmente, essa nova espécie de carrapato ocorre nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e está restrita à Mata Atlântica brasileira, o bioma mais devastado e ameaçado do Brasil.

carrapatos.png

Foto de um macho e de uma fêmea do carrapato Amblyomma romarioi, espécie nova e inédita para a ciência.

Fonte: imagens cedidas pelos pesquisadores.

foto 2.jpg

Foto de um macaco Sauá (Callicebus nigrifrons) em seu ambiente natural, espécie endêmica da Mata Atlântica, Bioma mais ameaçado do Brasil.

Fonte: Fundação Florestal

Artigo: A new species of Amblyomma (Acari: Ixodidae) associated with monkeys and passerines of the Atlantic rainforest biome, Southeastern Brazil - Martins et al., 2019

Mais informações: thiagodogo@hotmail.com