Coleção Nacional de Carrapatos "Danilo Gonçalves Saraiva" (CNC)

Atualmente é uma das maiores coleções de carrapatos da América Latina e uma das mais representativas da região Neotropical.

CNC.jpg

A Coleção Nacional de Carrapatos “Danilo Gonçalves Saraiva” (CNC) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP) foi iniciada em 1997 quando da contratação de Marcelo Bahia Labruna, Médico Veterinário que começou a trabalhar na FMVZ-USP como professor de Doenças Parasitárias do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal (VPS).

Desde outubro de 2016, a nome extenso da CNC passou a homenagear o pesquisador Danilo Gonçalves Saraiva, cuja memória estará sempre preservada entre os amigos da FMVZ-USP, especialmente pelas inúmeras colaborações que o colega Saraiva demonstrou aos estudos dos carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos.

A CNC é bastante valiosa pela raridade do material depositado e está sob responsabilidade e curadoria de Labruna até o presente. Durante este período, o professor se dedicou principalmente aos carrapatos parasitos de animais domésticos e silvestres. Graças a sua intensa participação nos estudos sobre epidemiologia de carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos, muito material foi coletado em várias localidades do Brasil por seu grupo de pesquisa e diversos colaboradores de distintos grupos de pesquisa por todo o país. Desta forma, várias espécies e estágios de carrapatos foram redescritas e outras descritas por ele e outros colaboradores, cujos tipos e parátipos estão depositados na CNC.

A CNC ainda é utilizada como coleção de referência para tombamento de carrapatos coletados em trabalhos de campo de animais domésticos e silvestres de outras instituições de ensino e pesquisa de diferentes regiões do Brasil (Universidades, Zoológicos, Centros de Triagem, Centros de Reabilitação, Criadouros Comerciais, Criadouros Científicos e Mantenedouros).

A CNC da FMVZ-USP está inserida fisicamente dentro do Laboratório de Doenças Parasitárias II do VPS, sendo uma das maiores coleções de (Acari: Ixodida: Argasidae, Ixodidae) da América Latina e uma das mais representativas da região Neotropical no que diz respeito aos carrapatos que parasitam animais domésticos, silvestres e eventualmente humanos, tendo atualmente 3.500 lotes registrados aproximadamente e outros lotes ainda não tombados para futuro depósito.

Fotos no Facebook da PPG VPS