Laboratório de Higiene Alimentar (LHA)

O laboratório dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária: 1. Disciplinas de graduação: VPS 518 Higiene e Segurança dos Alimentos; VPS 520 Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal; 2. Disciplinas de Pós-graduação: VPS 5709 Temas em Segurança em Segurança dos Alimentos no Contexto da Saúde Pública e Coletiva; VPS 5710 Análises Laboratoriais Aplicadas à Higiene dos Alimentos; 3. Atividade de extensão: Prestação de serviços à comunidade; Programa de Atualização Laboratório de Higiene Alimentar.

Presta serviço à comunidade realizando análises em alimentos e água:

• Exame físico-químico de leite e derivados: Acidez (Dornic), Gordura, Peroxidase, Fosfatase alcalina, Extrato seco total, Extrato seco desengordurado, Densidade, Volume, Presença de água oxigenada, Pesquisa de inibidores (Delvotest®).
  • Exame físico-químico de carne e derivados: Cocção, H2S, pH, Prova de Eber (Amônia), Prova de Nessler (Amônia).
  • Análise Organoléptica: Aspecto, cor, odor e consistência e provas de cocção.
  • Exame microbiológico de alimentos e água: Contagem de microrganismos aeróbios estritos e facultativos viáveis (mesófilos; psicrotróficos; termófilos), Número mais provável (NMP) de coliformes totais e fecais, Contagem de Coliformes Totais e Escherichia coli, Salmonella spp. (qualitativa), Contagem de Staphylococcus coagulase positiva, Contagem de bolores e leveduras.
  • Exames de rotina de Mel: Prova de Lund, Prova de Fiehe, pH.
  • Outros: Atividade de água, Umidade (%), Anátomo e histopatológico de carnes, Qualitativo para nitrato/nitrito em carnes e derivados, Presença de amido em carnes e derivados.

Professores responsáveis:

Profa. Dra. Evelise Oliveira Telles (bufalo@usp.br)

Profa. Dra. Simone de Carvalho Balian (balian@usp.br)

Linhas de pesquisa:

Higiene e Inspeção dos Produtos de Origem Animal (POA):

• Cinética de morte microbiana em produtos lácteos
  • Avaliação de risco em produtos lácteos
  • Conhecimento e percepção de risco em higiene e segurança dos alimentos
  • Qualidade higiênico-sanitária de POA
  • Qualidade do Pescado