Pós-graduação em epidemiologia experimental aplicada às zoonoses

Programa de mestrado e doutorado mantido pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES - 6)

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Epidemiologia Experimental aplicada às Zoonoses foi criado em 1983 contando apenas com o curso Mestrado. Em 1988 foi criado o curso de doutorado.

Atualmente, mais de 300 mestres e 187 doutores foram titulados pelo programa dos quais 35 são estrangeiros pertencentes a 17 nacionalidades.

Temos convênios de dupla titulação com universidades européias e o primeiro aluno com dupla titulação defendeu sua tese em 2015.

O programa, considerado de excelência pela CAPES na área de medicina veterinária,  tem suas atividades acadêmicas desenvolvidas em dois campi (São Paulo e Pirassununga).

No campus de São Paulo estão situados oito laboratórios e em Pirassununga estão localizados outros dois, um deles pertencente à Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. 

Objetivo

Nosso objetivo é formar pesquisadores nas áreas de medicina veterinária preventiva, segurança dos alimentos e bem-estar animal para atuarem nos serviços veterinários oficiais, indústria, instituições de pesquisa, universidades, organizações não governamentais e diferentes cadeias produtivas do agronegócio desenvolvendo e implementando novas técnicas, produtos e políticas públicas com o objetivo de aumentar a produtividade de modo sustentável do agronegócio, garantir a saúde e o bem-estar das populações animais, a proteção do meio ambiente e da diversidade das espécies e a saúde das pessoas.

Faça Pós no VPS!

Aprovados no Edital PG/01/2017/FMVZ/USP

O ingresso no programa se dá em fluxo contínuo, isto é, você pode se inscrever em qualquer período do ano. Se estiver interessado, é recomendável que se familiarize com as linhas de pesquisa em desenvolvimento no programa e com os grupos de pesquisadores credenciados

O processo seletivo consta de análise de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no programa e análise de curriculum vitae. Se você é estrangeiro, poderá submeter-se ao processo seletivo no seu país de origem.

Leia também a página dos alunos ingressantes. Ela contém informações que permitem que você tenha uma visão geral de como está organizado o programa.

Confira o Edital com instruções para inscrição no processo seletivo.