Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística
O Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística (LEB) dedica-se a projetos associados à vigilância epidemiológica de doenças dos animais domésticos e silvestres. Foi criado em 1997 contando, atualmente, com seis docentes colaboradores. Sua atuação se dá com intensa parceria com serviços veterinários oficiais, profissionais ligados à saúde pública e ao meio ambiente.
O LEB tem colaborado por mais de 27 anos com o Ministério da Agricultura e serviços veterinários estaduais no aprefeiçoamento e avaliação de programas sanitários das diferentes espécies animais. Recentemente, em associação com a ESALQ e a UnB, passou a integrar centro colaborador da Organização Mundial de Saúde Animal.
Paralelamente, tem atuado junto a órgãos ambientais, em associação com instituições ligadas à saúde pública, com objetivo de desenvolver projetos que avaliem o fluxo de patógenos na interface entre ambiente rural e silvestre.
Os projetos de pesquisa desenvolvidos no laboratório estão associados ao desenho e avaliação de sistemas de vigilância epidemiológica para doenças dos animais, visando a compreensão da dinâmica dos patógenos nessas populações, com vistas à avaliação e mitigação de riscos para a saúde humana e dos animais, além do desenvolvimento de estratégias de detecção precoce de doenças para o preparo e resposta aos agravos.
As técnicas utilizadas envolvem estudos epidemiológicos tradicionais, análise de séries históricas, modelagem matemática, utilização de aprendizado de máquina e inteligência artificial, geoprocessamento, análise de redes complexas, desenvolvimento de ferramentas computacionais de apoio à vigilância epidemiológica, levantamentos em populações de animais silvestres e domésticos entre outros.
Visite nosso site.
Prof. Dr. Fernando Ferreira
Prof. Dr. José Henrique de Hildebrand e Grisi Filho
Prof. Dr. José Soares Ferreira Neto
Prof. Dr. Marcos Amaku
Prof. Dr. Oswaldo Santos Baquero
Prof. Dr. Ricardo Augusto Dias
Técnico de Laboratório Antonio Santos Rodrigues