Português (Brasil)

Media

Atualmente não existem itens nessa pasta.

Pós-graduação em epidemiologia e saúde única

Programa de mestrado e doutorado mantido pelo Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES - 7)

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Epidemiologia Experimental aplicada às Zoonoses foi criado em 1983 contando apenas com o curso Mestrado. Em 1988 foi criado o curso de doutorado.

Atualmente, mais de 300 mestres e 187 doutores foram titulados pelo programa dos quais 35 são estrangeiros pertencentes a 17 nacionalidades.

Temos convênios de dupla titulação com universidades européias e o primeiro aluno com dupla titulação defendeu sua tese em 2015.

O programa, considerado de excelência pela CAPES na área de medicina veterinária,  tem suas atividades acadêmicas desenvolvidas em dois campi (São Paulo e Pirassununga).

No campus de São Paulo estão situados oito laboratórios e em Pirassununga estão localizados outros dois, um deles pertencente à Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. 

Objetivo

Nosso objetivo é formar pesquisadores nas áreas de medicina veterinária preventiva, segurança dos alimentos e bem-estar animal para atuarem nos serviços veterinários oficiais, indústria, instituições de pesquisa, universidades, organizações não governamentais e diferentes cadeias produtivas do agronegócio desenvolvendo e implementando novas técnicas, produtos e políticas públicas com o objetivo de aumentar a produtividade de modo sustentável do agronegócio, garantir a saúde e o bem-estar das populações animais, a proteção do meio ambiente e da diversidade das espécies e a saúde das pessoas.

Faça Pós no VPS em 2024

Aprovados no Edital PG/02/2024/FMVZ/USP 

O ingresso no programa se dá em fluxo contínuo, isto é, você pode se inscrever em qualquer período do ano. Se estiver interessado, é recomendável que se familiarize com as linhas de pesquisa em desenvolvimento no programa e com os grupos de pesquisadores credenciados

O processo seletivo consta de análise de projeto de pesquisa a ser desenvolvido no programa e análise de curriculum vitae. Se você é estrangeiro, poderá submeter-se ao processo seletivo no seu país de origem.

Leia também a página dos alunos ingressantes. Ela contém informações que permitem que você tenha uma visão geral de como está organizado o programa.

Confira o Edital com instruções para inscrição no processo seletivo. 

Retificação 

contatos Secretaria: 
vpsfmvz@usp.br  
danival@usp.br  
vanessa.bispo@usp.br

Eventos

Ensino

Notícias

Notícias do site

2019 Treinamento teórico Doenças infeciosas e parasitárias de peixes.jpg

20191008_Alfredo.jpg

20191008_Jason.jpg

20191008_Niko.jpg

43000441_2149475925131937_1167895255249321984_o.jpg

5.png

Acompanhe nosso Calendário de Defesas

Mais informações em:
posgraduacao.fmvz.usp.br/

Notícias

Notícias do site

Leia mais…

AJZ1.png

Alunos de Doutorado e Pós-Doutorado do VPS ministram um curso sobre Carrapatos no Peru

Em agosto de 2017, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Peru recebeu a visita dos alunos do VPS

FSuA5Y.jpg

O pós-doutorando Thiago Fernandes Martins e o doutorando Sebastián Muñoz-Leal juntamente com o professor uruguaio José Manuel Venzal, ministram um curso teórico-prático sobre carrapatos em Lima capital do Peru. O evento foi organizado pelos professores peruanos Luis Gomez-Puerta e César Gavidia Chucán da Universidad Nacional Mayor de San Marcos e contou com a participação de alunos, professores e pesquisadores de todo o território peruano. Fotos cedidas por César Gavidia Chucán.

H2bNL4.jpg

aplicativoUSP.jpg

Apresentação do Aplicativo de Segurança da USP

Apresentação do novo Aplicativo de Segurança da Superintendência de Prevenção e Proteção Universitária da USP

Ocorrerá apresentação do novo Aplicativo de Segurança disponível para todos os campi da USP na FMVZ em agosto!

Data: 21/08/2017 (segunda-feira)

Horário: 10h

Local: Anfiteatro Altino Antunes, FMVZ-USP

O aplicativo conta com as pelo menos 9 opções, como:

  • Furto ou Roubo
  • Atividade suspeita
  • Vandalismo
  • Iluminação pública
  • Animais no campus

Confira o layout da opção "Registrar Ocorrência":

aplicativoUSP.jpg

apta2017.png

Atualidades-em-Medicina-Tropical-no-Brasil-Veterinária-1.png

Avanço da Leishmaniose para as metrópoles

Pesquisadora da PPG Epidemio Anaiá da Paixão Sevá em reportagem da Pesquisa FAPESP

A revista Pesquisa FAPESP na reportagem "Um parasita chega às metrópoles" descreve sobre casos dessa doença mais comum em países com condições sanitárias precárias, além do panorama da leishmaniose visceral no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) e pesquisadores  Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP), Faculdade de Medicina da USP (FM/USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Instituto Adolfo Lutz (IAL).

É possivel ouvir 13 minutos com uma entrevista em que o biólogo José Eduardo Tolezano, diretor do Centro de Parasitologia do IAL explicando sobre a leishmaniose visceral.

Anaiá da Paixão Sevá é citada ao abordar sobre formas de reavaliação no combate a doença e o artigo* em que colabora como autora principal é citado.

Confiram a reportagem clicando aqui.

*SEVÁ, A. D. et alRisk analysis and prediction of visceral leishmaniasis dispersion in São Paulo State, BrazilPLOS Neglected Tropical Diseases, v. 11, n. 2, e0005353, fev. 2017.

pesq-fapesp.jpg

Cães de rua e domésticos são reservatórios de Leishmania. (Imagem: Léo Ramos Chaves)

 

Bem-estar animal & a greve dos caminhoneiros

Pesquisador da PPG Epidemio fala sobre a complexidade entre greve dos caminhoneiros e o bem-estar animal

O pesquisador Adroaldo José Zanella, responsável pelo Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-Estar conversou ontem (25/05/2018) no Terra Viva sobre a greve dos caminhoneiros e a temática do bem-estar animal.

"A situação é de extrema complexidade. A legitimidade do processo de greve não está em questão. O que preocupa nós ligados ao bem-estar animal, é realmente a falta de um plano de contingência pra que essas ações não prejudiquem os animais. E também não prejudiquem os produtores e a boa imagem do agronegócio brasileiro..." - Adroaldo Zanella. Confiram o resto da conversa clicando aqui.

terravivaAJZ.png

 

Boletim Técnico ABRAVAS (Carrapatos e Fauna Silvestre no Brasil)

Curador da "Coleção Nacional de Carrapatos Danilo Gonçalves Saraiva da FMVZ-USP", Thiago Fernandes Martins escreveu o Boletim Técnico da ABRAVAS de setembro

thi-mamadeira.png

O PhD Thiago Fernandes Martins foi o profissional convidado para escrever o Boletim Técnico ABRAVAS (Carrapatos e Fauna Silvestre no Brasil). Publicação realizada pela Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, o pesquisador que foi ex-aluno de mestrado, doutorado e pós-doutorado do VPS, sendo atualmente curador junto com o professor Marcelo Bahia Labruna da “Coleção Nacional de Carrapatos Danilo Gonçalves Saraiva” da FMVZ-USP, escreveu o boletim de setembro, propiciando a troca de informações entre os professores e estudantes de graduação e pós-graduação das diferentes áreas da acarologia e animais silvestres.

C2018_1_UFT_PROF_EDITAL_2018_001_ABERTURA_-_002.pdf

Cães, carrapatos e Mata Atlântica

Pesquisa sobre Febre Maculosa em áreas da Mata Atlântica

O Projeto No Mato Sem Cachorro consequência da tese "Aspectos epidemiológicos dos cães domésticos semidomiciliados presentes na área de Mata Atlântica do município de Caraguatatuba e a correlação entre a variabilidade genética dos carrapatos dos cães e do ambiente silvestre" pesquisou o carrapato Amblyomma ovale em cães e pequenos mamíferos silvestres capturados a partir da borda da floresta até áreas bem preservadas do Parque Nacional Serra do Mar - Núcleo Caraguatatuba.

Esse projeto teve como responsável o professor Ricardo Augusto Dias do Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística (LEB), além de contar com Gislene Fournier, Adriano Pinter, Graziela Pascoli, Diego Ramirez e Sebastián Muñoz na equipe. Confiram o vídeo com cenas da coleta de campo que ocorreu em março de 2017: 

canalRural.jpg

Alunos

Institucional

Lista de aprovados

Processo Seletivo Edital PG/03/2024/FMVZ/USP, para ingresso na PPG Epidemio
 
 
NOME
CURSO
SITUAÇÃO
 Igor Renato dos Santos Horta
 Doutorado direto  Aprovado
 Lais Silva Mariscal Baba
 Doutorado direto  Aprovada
 Bruna Costa da Gama
 Doutorado   Aprovada
 Rafaela Oliveira Caetano dos Santos
 Mestrado   Aprovada
 Luis Guilherme Xavier Fernandes
 Mestrado   Aprovado
 Ágatha Morgana Bertoti da Silva
 Mestrado  Aprovada
 Bruna Costa da Gama
 Doutorado   Aprovada
 Maria Fernanda Dias dos Santos
 Mestrado  Aprovada
 Suellen Gonçalves Lima   Mestrado  Aprovada
 Bruna Reich Martinatti  Doutorado   Aprovada

POP Atendimento Médico (1).pdf

Edital 2017

Edital de ingresso para o ano de 2017

Edital 2018 PPG Epidemiologia corrigido NOVO.pdf

Classificação final PNPD 2018.pdf

Edital 2019 PPG Epidemiologia.pdf

workshopPURAA.png

Edital 01 2019_ retificado_ taxa de inscrição_ PPG Epidemiologia 2_7_19.pdf

Edital 01 DOE pag_0131.pdf

edital ppg epidemio 2020

BruOneHealth.png

BruOneHealth2.png

Edital 01 2020 PPG Epidemiologia - retificado - junho-2020.pdf