Orientadores

pessoa

ADRIANO PINTER DOS SANTOS

Possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (2007). Atual como pesquisador científico na Superintendência de Controle de Endemias entre 2006 e 2022 e no Instituto Pasteur da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo entre 2022 e 2024.Atualmente é professor doutor do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Parasitologia e epidemiologia das doenças vinculadas a vetores, com ênfase em febre maculosa brasileira e febre amarela.

   

adroaldo

ADROALDO JOSÉ ZANELLA

Médico Veterinário, Professor Associado da FMVZ-USP, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 É considerado referência mundial em bem-estar animal. Coordenou o projeto AWIN animal welfare indicators (https://cordis.europa.eu/project/id/266213/reporting ), financiado pela Comissão Europeia, onde foi desenvolvido o Animal Welfare Science Hub (https://animalwelfarehub.org/ ). No ano de 2021, o laboratório do Prof. Adroaldo organizou um evento celebrando “10 Years AWIN”, que contou representantes das 11 instituições de nove países. O Prof. Adroaldo e alguns participantes do projeto AWIN foram convidados para integrar o Welfare Quality Network, (https://www.welfarequalitynetwork.net/en-us/home/ ), que representa a mais influente organização no mundo, onde os protocolos do Projeto AWIN e do Projeto Welfare Quality, ambos financiados pela União Europeia, representados em uma única plataforma. Em 2023, foi lançado o Centro de Excelência em Ética, Resiliência e Sustentabilidade – CERES, cujas atividades hoje estão representadas por uma parceria com a Universidade de Oxford, mapeando sustentabilidade, bem-estar animal, biodiversidade em propriedades de bovinos de corte no bioma amazônico e no cerrado. O Prof. Adroaldo atua nas seguintes áreas de investigação: Impacto do estresse e doenças na organização do cérebro em diferentes espécies; biomarcadores de estresse e bem-estar animal em várias espécies; estudos comparativos de bem-estar, com o foco sobre os fatores que melhoram a organização dos sistemas no cérebro para promover o ajustamento bem-sucedido; o impacto das doenças no bem-estar animal; os desafios pré-natais e seus efeitos sobre o cérebro e os resultados de desenvolvimento, incluindo mudanças de expressão comportamental, estrutural e genética; relação entre a dor e bem-estar em diferentes espécies animais. Coordena o Centro de Estudos Comparativos em Saúde, Sustentabilidade e Bem-Estar (CECSBE - https://www.facebook.com/cecsbeusp); no quadriênio 2021-2014, o CECSBE organizou 130 seminários, realizados semanalmente, com transmissão pelo facebook e youtube (https://www.youtube.com/@CECSBEUSP ) e com a participação de mais de 1.500 pessoas, sempre com participação ativa de pós-graduandos do programa.

   

anamarcia

ANA MÁRCIA DE SÁ GUIMARÃES

Médica Veterinária pela UFPR, Mestre em Epidemiologia Experimental e Aplicada a Zoonoses pela USP e PhD em Microbiologia pela Purdue University. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, Professora Doutora do ICB-USP desde agosto de 2016, onde coordena o Laboratório de Pesquisa Aplicada a Micobactérias (LaPAM - http://www.lapam.icb.usp.br ) e co-coordena o Laboratório de Biossegurança de Nível 3+ (BSL3+, NB3+). Sua linha de pesquisa é a tuberculose em humanos e animais, com projetos que avaliam a fisiologia e genômica bacteriana, assim como a epidemiologia da tuberculose e diagnóstico da tuberculose droga-resistente por meio da genômica. Atua também com biossegurança de patógenos especiais e fundou o EPISaúde (www.episaude.org), plataforma virtual para auxiliar profissionais de saúde no correto uso de equipamentos de proteção individual durante a pandemia de SARS-CoV-2. Co-coordena a área de Saúde Digital da REDE-TB e é membro associado da VALIDATE Network. Desde 2019, é também Professora Adjunta (sem vínculo empregatício) no Department of Comparative Pathobiology, College of Veterinary Medicine, Purdue University (EUA). É mentora e fundadora do Projeto de Extensão Biocientista Mirim.

   

andrea

ANDREA MICKE MORENO

Médica Veterinária, Professora Associada da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1C. Atualmente é Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FMVZ-USP, Vice-Coordenadora desse programa de pós-graduação e Diretora Presidente da Fundação Medicina Veterinária desde 2012. Integra o (https://brcast.org.br/subcomite_de_veterinaria/). Realiza atividades de pesquisa nas áreas de epidemiologia, diagnóstico e controle de agentes bacterianos causadores de doenças de impacto econômico na produção de suínos e outras espécies animais, epidemiologia molecular dos agentes bacterianos transmitidos por alimentos de origem animal, métodos fenotípicos e genotípicos de monitoria de resistência a antimicrobianos em M.V.; impactos do uso indiscriminados de antimicrobianos em M.V. – Uma abordagem de Saúde-Única; uso racional de antimicrobianos na produção de suínos; sequenciamento genético e metagenômica aplicados ao estudo de populações bacterianas de interesse em veterinária; identificação de microrganismos de interesse em veterinária pelo MALDI-TOF MS. Com frequência promove treinamentos técnicos de equipes na área de sanidade, resistência a antimicrobianos, desenvolvimento e registro de produtos veterinários, e treinamentos para técnicos do MAPA. Os projetos desenvolvidos pela docente e seu grupo contam com parcerias internacionais com o Quadram Institute (UK), Universidade de Ghent (Bélgica), Surrey University (UK), North Carolina State University (EUA), Universidade de Montreal (Canadá), Universidade de Friburgo (Suíça). Parcerias com instituições nacionais são mantidas principalmente com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), EMBRAPA Gado de Leite, Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Faculdade de Medicina da USP, Instituto Adolfo Lutz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de Alagoas. Realiza diversas parcerias para pesquisa e desenvolvimento e recebe financiamento da iniciativa privada, incluindo produtores de suínos, laboratórios farmacêuticos, fabricantes de rações e centros de pesquisa.

   

angelasilvabarbosa

ANGELA SILVA BARBOSA

Graduada em Ciências Biológicas, Pesquisadora do Instituto Butantan e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1D. Realizou pós-doutorado no INRA, Jouy en Josas, França (2000). Desenvolve pesquisa científica voltada relacionada ao estudo de proteínas de membrana de Leptospira interrogans envolvidas na interação patógeno-hospedeiro.

   

arlei

ARLEI MARCILI

Graduado em Ciências Biológicas, Professor na Universidade de Santo Amaro (UNISA) e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1C.

Conduziu um projeto na modalidade Jovem Pesquisador FAPESP junto ao VPS-FMVZ- USP. A linha de pesquisa do docente tem ênfase nos seguintes temas: doenças parasitárias, infecciosas e zoonoses com ênfase em filogenia, taxonomia e diagnóstico molecular de parasitas do gênero Trypanosoma e Leishmania.

   

darci

DARCI MORAES BARROS BATTESTI

Graduada em Ciências Biológicas e bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 1B. Foi pesquisadora IV do Instituto Butantan por 25 anos, e se aposentou em 2017. Desde então atua como Professora Voluntária, junto ao Departamento de Patologia, Reprodução e Saúde Única, na UNESP de Jaboticabal, SP, e como Editora Científica Assistente da Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária (CBPV). Possui experiência na área de parasitologia, com ênfase em taxonomia e biologia de carrapatos e outros ácaros ectoparasitos de animais silvestres, atuando também nas áreas de cultivo de células de carrapatos e em bibliotecas de cDNA de carrapatos.

   

evelise

EVELISE OLIVEIRA TELLES

Médica Veterinária, é Professora titular e atualmente vice-Chefe de Departamento (VPS) e Presidente da Comissão Assessora da Diretoria para Gestão Integrada da Saúde, Ambiente e Segurança (GI-SAS/FMVZ-USP). Atua nas áreas de Higiene e Inspeção de alimentos; Educação em saúde; e Cultura de segurança organizacional (Saúde, Ambiente e Segurança no trabalho) e Cultura de segurança dos alimentos. Tem realizado projetos de extensão de grande impacto na comunidade que geraram a publicação de 2 livros com a participação de graduandos e 1 capítulo de livro técnico-científico com a participação de aluno de pós-graduação; todos disponíveis on line e de acesso livre: Totó em: uma família para chamar de sua. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587778099. Diálogos para o manejo populacional de cães e gatos.

https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/dialogos-para-o-manejo-populacional-de-caes-e-gatos/; Aprimoramento da cultura: o desafio da segurança dos alimentos. https://www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude/producao-editorial/temas-em-saude-coletiva.

   

fabiogregori

FÁBIO GREGORI

Médico Veterinário com formação em Pedagogia, é Professor Doutor da FMVZ-USP. Sua atuação em pesquisa tem ênfase em doenças infecciosas, virologia, agentes virais associados a enterites (rotavírus, coronavírus, astrovírus, calicivirus, entre outros), desenvolvimento e aprimoramento de métodos diagnósticos sorológicos e moleculares e em Educação em Saúde Pública Veterinária. É assessor técnico da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e assessor colaborador da Pró-Reitoria de Graduação, com atuação voltada ao aprimoramento do docente universitário, sendo responsável por uma disciplina da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – “DPG5004 Docência no Ensino Superior: uma primeira aproximação”. O docente tem uma ação de grande importância no nosso programa e nos outros programas vinculados a FMVZ-USP por oferecer a disciplina VPS5717 - Preparação Pedagógica a todos os alunos de pós da Unidade. Além disso, coordenou o Ciclo de Desenvolvimento Docente em 2020/2021, consistindo em 3 oficinas presenciais, em 6 Campi da USP, abordando os temas de Metodologias Ativas; Design Thinking e Uso de ferramentas digitais no ensino, voltado ao corpo decente da Universidade. Além de coordenar, ministrou a Oficina "Criação e publicação de vídeos: sua aula em diferentes tempos e espaços" nos campi, sendo 2 delas em 2021, com público total em todos os encontros superior a 400 professores.

   

pessoa

FERNANDO FERREIRA

Médico Veterinário, mestre e doutor em Saúde Pública, área de concentração Epidemiologia, pela Universidade de São Paulo, MBA em Data Science and Analytics pela Universidade de São Paulo (2024) e graduando em Engenharia da Computação. Professor Titular da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1C. Nos últimos anos atuou na coordenação do programa de pós-graduação e na chefia de Departamento e foi Coordenador Geral de Prevenção e Vigilância em Saúde Animal no Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura. Sua linha de pesquisa tem ênfase em epidemiologia animal, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, geoprocessamento, GIS - Sensoriamento Remoto e modelagem matemática, estruturação e avaliação de sistemas de vigilância baseados em risco para as diversas doenças bem como na estruturação de sistemas de detecção precoce da introdução de doenças em populações livres. Dentre os projetos desenvolvido pelo grupo de pesquisa, destaca-se sua atuação como Coordenador da Rede do AQUAEPI - do antigo Ministério da Pesca e Aquicultura, atualmente absorvido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Atua como colaborador do Ministério da Agricultura e Pecuária, consultor na área de epidemiologia de diversos estados, entre eles, Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo. Coordena as atividades dos pós-graduandos do LEB - Laboratório de epidemiologia e bioestatística (https://leb.fmvz.usp.br/pt-br), que realiza palestras com convidados e disponibiliza as mesmas com várias informações sobre a área no canal do grupo no youtube (https://www.youtube.com/user/lebvps).

   

helena

HELENA LAGE FERREIRA

Médica Veterinária, é Professora Associada da FZEA-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 2. Realizou pós-doutorado no Sciensano (antigo Veterinary Agrochemical Research Centre, VAR) na Bélgica (2007-2008) e trabalhou como pesquisadora Assistente no mesmo instituto de 2008 a 2011. Foi pesquisadora visitante do Southeast Poultry Research Laboratory (SEPRL-ARS), do USDA, em Athens, Georgia. Tem experiência documentada de trabalho em ambientes de biocontenção NB2, NB3 e NB3A. Certificada para operação em ambientes e procedimentos nível de biossegurança 3 pelo Siensano e SEPRL-ARS-USDA, conforme padrão e regras do programa de agentes selecionados (CDC-USDA) e OIE. Foi membro do Comitê do Programa de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, (MAPA), Brasil (2014-2020). A linha de pesquisa da docente envolve estudos com vírus de importância à avicultura comercial, animais silvestres e, em alguns casos, à saúde pública com foco na vigilância genômica contínua, com foco na identificação de marcadores moleculares para estratégias de controle, desenvolvimento de testes de diagnóstico e vacinas mais eficazes para mitigar epizootias e pandemias zoonóticas.

   

pessoa

HILDA FÁTIMA DE JESUS PENA

Médica Veterinária, é técnica especializada de nível superior do VPS-FMVZ-USP. Responsável pelo gerenciamento dos laboratórios de Doenças Parasitárias e diagnóstico de rotina deste setor. Suas linhas de pesquisa têm ênfase em Protozoologia Parasitária Animal (epidemiologia, isolamento e caracterização molecular): Toxoplasma gondii, Cryptosporidium, Neospora e Sarcocystis. Realizou pós-doc no VPS-FMVZ-USP (2016 a 2018) e possui parcerias em diversas instituições internacionais, como University of Tennessee, Virginia Tech e USDA (EUA); Université de Limoges (França) e Moredun Research Institute (Escócia).

   

grisi

JOSÉ HENRIQUE DE HILDEBRAND E GRISI FILHO

Médico Veterinário, é Professor Associado da FMVZ-USP, onde atua como docente desde 2013. Sua linha de pesquisa tem ênfase em sistemas de informação geográfica, redes complexas, modelagem matemática, saúde pública veterinária e saúde animal. Atualmente é representante suplente do VPS junto à Comissão de Graduação, da Categoria Professor Doutor junto à Congregação e responsável pela Sala Pró-Aluno da FMVZ/USP. Foi Prof. visitante na University of California Davis (EUA), junto ao Center for Animal Disease Modelling and Surveillance, de 03/2023 a 02/2024. Colaboradora: Prof. Beatriz Martinez-Lopez.

   

josesoares

JOSÉ SOARES FERREIRA NETO

Médico Veterinário, Professor Titular da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1C . Foi Chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP (1999 a 2003 e 2011 a 2015). Foi Vice-Diretor (2016-2019) e Diretor da FMVZ USP (2019 a 2023). Atualmente, é Professor Titular da FMVZ USP, consultor científico do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para vários programas nacionais e coordenador do Centro Colaborador em Saúde Animal. É consultor ad hoc da FAPESP, CNPq e de várias outras instituições de fomento e também de inúmeras revistas científicas. É pesquisador do recém-criado (maio de 2023) Collaborating Centre for Economics of Animal Health in the Americas Region da Organização Mundial de Saúde Animal, que além de pesquisadores da USP (ESALQ e FMVZ), abriga também pesquisadores da UnB, da Universidad Nacional Autonoma de Mexico, da Kansas State University e da Washington State University. Trabalha com Epidemiologia Veterinária e Programas Sanitários.

   

lara

LARA BORGES KEID

Médica Veterinária, Professora Doutora da FZEA-USP, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 2. Representante titular junto à Comissão Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária (CoC-MV) da FZEA/USP (desde outubro de 2016). Representante titular da categoria Professor Doutor junto ao Conselho do Departamento de Medicina Veterinária da FZEA-USP (desde outubro de 2020). Representante do titular do Departamento de Medicina Veterinária junto à Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPH) da FZEA/USP (desde maio de 2021); Coordenadora da Comissão Grande Grupo de Laboratórios da FZEA, USP (desde fevereiro de 2022). A linha de pesquisa da docente envolve os seguintes temas: epidemiologia e controle de doenças infecciosas em animais domésticos e silvestres, incluindo estudos de sanidade em mamíferos aquáticos, desenvolvimento e aprimoramento de recursos laboratoriais para o diagnóstico de enfermidades transmissíveis dos animais. As principais enfermidades abordadas são: zoonoses bacterianas, em especial a brucelose e infecções por morbilivírus nos animais.

   

luisaranha

LUIS MARCELO ARANHA CAMARGO

Médico e professor do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O credenciamento do Prof. Luís Marcelo como orientador pleno ocorreu em 29/09/2022, fato considerado de extrema relevância, visto que o professor é, desde 1997, o coordenador do Centro Avançado de Pesquisa do ICB/USP, localizado em Monte Negro, Rondônia (https://sites.usp.br/bmp/laboratorios-de-campo-rondonia-2/). Este Centro possui uma diversa infraestrutura de pesquisa voltada a projetos de epidemiologia e saúde única na Amazônia Ocidental, de forma que vários projetos de pesquisa já foram realizados com a colaboração do VPS/FMVZ/USP. Sem dúvidas, o credenciamento do Prof. Luís Marcelo ao nosso programa trará um impacto significativo no próximo quadriênio, permitindo uma maior participação de docentes e pós-graduandos em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Amazônia Ocidental. Em 2022, o Prof. Luís Marcelo foi premiado pela Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (FAPERO), com o primeiro lugar na categoria “Pesquisador Destaque” do Prêmio FAPERO CT&I-RO “Prof. Dr. Wilson Veneziano”, que tem o objetivo de reconhecer o trabalho de profissionais para o desenvolvimento da ciência. Também em 2022, recebeu do CRM-RO a Comenda William Harvey, por 37 anos de Dedicação à Medicina e 32 anos de dedicação em RO, e recebeu a Comenda da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, por serviços prestados ao estado.

As linhas de pesquisa do docente se baseiam nas doenças transmitidas por vetores no bioma amazônico, com ênfase em populações vulneráveis, tais como ribeirinhos e residentes de assentamentos rurais e das periferias das cidades.

   

luizbentim

LUIZ GUSTAVO BENTIM GOES

Graduado em Ciências Biológicas e atualmente é Pesquisador do Institut Pasteur de São Paulo, SP. Foi recentemente credenciado como docente colaborador, em 24 de outubro de 2024. Concluiu o doutorado em 2012, em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na Universidade do Colorado (USA), onde se dedicou ao estudo da epidemiologia molecular de Coronavírus humanos em doenças respiratórias no Brasil, além de pesquisas versando sobre a identificação do sítio de ligação da proteína Spike com receptores celulares do coronavírus humano, e a diversidade genética de coronavírus em morcegos da América Latina. Recentemente, tem trabalhado em projetos relacionados à eco-epidemiologia e evolução de vírus respiratórios (incluindo Coronavírus, Paramixovírus, Influenza, Hantavírus, Arenavirus) de humanos, morcegos e roedores do Brasil, em colaboração com instituições do Reino Unido (Agência de Saúde de Plantas e Animais) e Alemanha (Instituto de Virologia da Universidade de Medicina CHARITÉ de Berlim). Atualmente atua como Jovem Pesquisador do Institut Pasteur de São Paulo sendo Coordenador do Laboratório de Eco-epidemiologia, diversidade e evolução de vírus emergentes.

   

labruna

MARCELO BAHIA LABRUNA

Médico Veterinário, Professor Titular da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1A e atual Coordenador do Programa Epidemiologia e Saúde Única.

Em 2022, foi listado entre os pesquisadores da USP mais influentes da ciência mundial, conforme um ranking da base base de dados Scopus (https://jornal.usp.br/institucional/247-pesquisadores-da-usp-estao-entre-os-mais-influentes-da-ciencia-mundial/). Em 2024 foi classificado em quarto lugar num ranking mundial (Highly Ranked Scholar by ScholarGPS) de pesquisadores, por sua produção científica na área na área “Tick-Borne Disease” (https://scholargps.com/highly-ranked-scholars?year=2024&specialty=Tick-borne+disease#4 ). Recebeu em 2023 da American Society of Tropical Medicine & Hygiene a medalha de “ASTMH Distinguished International Fellow”, por suas contribuições significativas (https://www.astmh.org/awards-fellowships-medals/honorary-members ), pelos relevantes contribuições científicas na área de medicina tropical/saúde global ao longo de sua carreira.

As linhas de pesquisa do docente se concentram em doenças parasitárias de animais, com ênfase nos seguintes temas: sistemática, biologia e ecologia de carrapatos e doenças transmitidas por carrapatos. Dentro dessas linhas, tem participado de diversos projetos de pesquisa em parceria com pesquisadores dos Estados Unidos, Espanha, México, Nicarágua, El Salvador, Panamá, Colômbia, Chile, Argentina e Uruguai, atestado pelas publicações científicas neste último quadriênio. Esteve credenciado como Orientador principal de um aluno de Doutorado junto à Facultad de Ciencias Agronómicas da Universidad de El Salvador (2021-2024) e participou da Rede “Pautas de Control Químico y Vacunal de las Garrapatas del Vacuno en América Latina” (project number 118RT0542) do Programa Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo (CYTED, 2018-2022 - https://www.cyted.org/lagar).

É Presidente da “Comissão de Ética no Uso de Animais” (CEUA) da FMVZ/USP desde 2020; membro titular do “Comitê Estadual de Referência em Doenças Transmissíveis” da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de São Paulo, desde 02/01/2020; membro titular da “Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira” do Campus USP Luiz de Queiroz, desde 22/06/2018.

É assessor das Secretarias da Saúde do Município e do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde em ações relacionadas ao controle de doenças transmitidas por vetores, com destaque para os carrapatos. É membro fundador da “Sociedad de Investigadores de Antricola” (SIA), que foi fundada em 2009 para coordenar a investigação conjunta de carrapatos argasideos entre profissionais do Brasil.

   

marcosamaku

MARCOS AMAKU

Bacharel em Física, atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina - USP. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1C . Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia matemática, atuando principalmente no seguinte tema: epidemiologia - modelos matemáticos. O docente se destaca por confeccionar e coordenar modelagens matemáticas em diversos modelos saúde-doença, conforme evidenciado em várias de suas publicações científicas no quadriênio.

   

marcosbryan

MARCOS BRYAN HEINEMANN

Médico Veterinário, Professor Associado da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1B e atualmente Chefe de Departamento (VPS) (2023-2025), foi vice-chefe do departamento entre 2021-2023. Egresso desse programa onde fez o mestrado (1995) e o doutorado (2000), foi professor adjunto da UFMG (2006-2014) antes de ser contratado na FMVZ-USP. Foi Coordenador desse Programa até setembro de 2020, e é membro do Comitê Assessor da Diretoria FMVZ/Vigilância Sanitária. Integra o BrCAST – Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing - Subcomitê de Veterinária (https://brcast.org.br/subcomite_de_veterinaria/). É revisor do programa internacional BARD Binational Agricultural Research and Development Fund US-Israel (2022) (https://www.bard-isus.com/), revisor do programa ACIP (Actions Concertées InterPasteuriennes, 2021) do Instituto Pasteur, França coordenado pelo Service de la Programmation et des Actions Incitatives Scientifiques (SPAIS) /Department for Scientific Programming and Incentive Actions Direction Internationale/ Department of International Affairs, Institut Pasteur, e Coordenador do Projeto de extensão em divulgação científica e em ensino “Luz, Câmera e Ciência” (https://www.youtube.com/channel/UCgGFjh4Js4U6FTkhnKRie2g).

A linha de pesquisa do docente tem ênfase nos seguintes temas: doenças infecciosas dos animais, atuando principalmente com leptospirose animal, tuberculose animal, estafilococose zoonótica e mastite bovina.

   

marcosveiga

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

Médico veterinário formado pela FMVZ-USP e concluiu o doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) e Vice-diretor da FMVZ-USP. Publicou 163 artigos em periódicos científicos e 3 livros publicados. Orientou 31 dissertações de mestrado, 7 orientações de doutorado e supervisionou 4 projetos de pós-doutorado na área de Medicina Veterinária. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq Modalidade 1-C e membro da Comissão Editorial do Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science como Editor da Área de Nutrição e Produção Animal. Atualmente, é coordenador do Laboratório Qualileite (www.qualileite.org) e colunista do Portal Milkpoint (www.milkpoint.com.br).

   

martadomingos

MARTA DE OLIVEIRA DOMINGOS

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo, doutorado pela Universidade de Londres, pós-doutorado pela faculdade de medicina St Georges Medical School, (Londres) e pós doutorado no Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan. Tem experiência nas áreas de microbiologia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adjuvantes, vacinas orais e conjugadas contra patógenos entéricos e agentes antimicrobianos. Pesquisadora Científica nível VI do Laboratório de Bacteriologia do Instituto Butantan. Orienta pelo Programa de Pós-graduação em Toxinologia do Instituto Butantan. É responsável pela disciplina Aplicação de Imunobiológicos e Derivados de Microrganismos a Biotecnologia (BTC-5787-1) no Programa de Pós-graduação Interunidades em Biotecnologia (USP-IBU-IPT) e pela disciplina Utilização de Toxinas e Derivados Bacterianos no Desenvolvimento de Produtos Biotecnológicos no Programa de Pós-graduação em Toxinologia do Instituto Butantan. Coordena o curso de extensão universitária Importância das vacinas e do controle epidemiológico na prevenção de doenças infecciosas na Escola Superior do Instituto Butantan. 

   

pessoa

NILSON ROBERTI BENITES

Médico Veterinário, Professor Titular da FMVZ-USP. Atualmente é Presidente da Comissão de Biblioteca da FMVZ/USP e Representante junto ao Conselho Hospitalar da FMVZ/USP. Membro da Congregação da FMVZ e do Conselho do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZUSP. A linha de pesquisa do docente tem ênfase em doenças infecciosas dos animais causadas por agentes bacterianos, fungos e homeopatia. É uma referência nacional na área de homeopatia veterinária, sendo responsável pelo serviço de homeopatia no Hospital Veterinário (HOVET) da FMVZ/USP.

   

oswaldo

OSWALDO SANTOS BAQUERO

Graduado em medicina veterinária (Universidad Nacional de Colombia), com doutorado em epidemiologia da Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado em saúde pública (USP) e especialização em ciência de dados (Johns Hopkins University). É Professor Doutor da USP, vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (VPS-FMVZ) e ao Grupo de Pesquisa das Periferias do Instituto de Estudos Avançados (nPeriferias-IEA). Coordena a Rede de Saúde Multiespécie (Rede SAME) da USP, dedicada à (re)produção do bem viver de coletivos multiespécies marginalizados (https://redesame.fmvz.usp.br). Trabalha com perspectivas decoloniais, biopolíticas, de ecologia política e de estudos sociais em ciência e tecnologia. Suas principais áreas de atuação são: saúde única em periferias simbólicas e geográficas, saúde coletiva, epidemiologia, manejo de populações de animais, modelagem Bayesiana, modelagem matemática e machine learning. Recebeu o Prêmio Antonio Carini do Instituto Pasteur. Primeiro Lugar pelo trabalho “Tamanho, distribuição e cobertura vacinal antirrábica da população de cães domiciliados do Brasil”. Recebeu o primeiro lugar com o projeto Saúde única em Periferias no 1o Prêmio “Aprendizagem Solidária - Experiências que transformam”, graças a sua inovação pedagógica e suas contribuições para uma sociedade multiespécie mais justa.

   

paulo

PAULO EDUARDO BRANDÃO

Médico Veterinário, Professor Associado da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ nível 1C. Atua em Virologia, com interesse em desenvolvimento de antivirais contra o vírus da raiva. Membro da Câmara Técnica de Assessoramento em RAIVA (CTA-Raiva) do Ministério da Saúde.
Associado à Rede de Laboratórios de Diagnóstico de Raiva (MAPA e Ministério da Saúde). Apresenta, desde setembro 2020, a coluna mensal “Virosfera” na revista Veja Saúde da Editora Abril: https://saude.abril.com.br/coluna/virosfera.

   

ricardo

RICARDO AUGUSTO DIAS

Médico Veterinário, Professor Associado da FMVZ-USP. Participou do Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/004 – Sistema de Defesa Agropecuária – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a avaliação dos resultados obtidos, com proposição de indicadores, ao longo dos últimos 10 anos, do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH). Colabora com a elaboração de políticas públicas no âmbito federal, junto aos MAPA e Ministério do Meio Ambiente, e nos âmbitos estadual e municipal. Tem trabalhado com projetos relacionados ao controle e erradicação de espécies invasoras em ilhas oceânicas, como os arquipélagos de Trindade e Martim Vaz e Fernando de Noronha, em associação com a Marinha Brasileira, ICMBio e WWF, além de estudos de ecologia de movimento de cães em guildas de canídeos no Cerrado e morcegos, com a finalidade de fornecer bases científicas para o controle da raiva e convívio harmônico com essas espécies. Atua na consolidação de redes de cooperação em biorrepositórios nacionais e continentais, para a vigilância de patógenos emergentes e que ameacem a biodiversidade. Em 2024, criou o Biorrepositório Nacional da Biodiversidade (BIONABIO), que trata de uma extensa rede de colaboração envolvendo diversos parceiros (gestores de fauna federais e estaduais, zoológicos, coleções biológicas e zoológicas, centros de triagem e reabilitação de fauna silvestre, pesquisadores de campo, serviços de atendimento à fauna e gestores de saúde pública) para a promoção da vigilância de patógenos emergentes na fauna brasileira.

   

rodrigo

RODRIGO MARTINS SOARES

Médico Veterinário - Professor Associado da FMVZ-USP, bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. É responsável pelas instalações do VPS no campus de Pirassununga. A linha de pesquisa do docente tem ênfase nos seguintes temas: Epidemiologia molecular de doenças causadas por protozoários: toxoplasmose, neosporose, leishmaniose, sarcocistose, criptosporidiose e giardíase. Desenvolvimento e Aprimoramento de Métodos Moleculares para Diagnóstico Direto de Doenças Transmissíveis de Animais.

   

simone

SIMONE CARVALHO BALIAN

Médica Veterinária - Professora Associada da FMVZ-USP. Membro titular do Conselho de Residência da Universidade de São Paulo – COREMU USP e Presidente do Conselho de Residência em Medicina Veterinária e Representante junto à Comissão de Recursos Humanos da FMVZ/USP. Vice-Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento (CIP) da FMVZ/USP. Desenvolve pesquisa científica voltada à Inspeção e qualidade do pescado; sanidade de organismos aquáticos e instrumentação para o desenvolvimento da Cultura de Segurança de Alimentos em organizações.

   

tricia

TRÍCIA MARIA FERREIRA DE SOUSA OLIVEIRA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. É professora Associada do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), atuou como coordenadora do curso no período de 2016 a 2020. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), concluída em 2002, mestrado em Patologia Animal (2004) e doutorado em Medicina Veterinária Preventiva (2008), ambos realizados na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCAV-Unesp, Jaboticabal). Em 2021, obteve o título de Livre-Docência em Doenças Parasitárias pela USP. Sua atuação concentra-se no estudo de doenças parasitárias e infecciosas que afetam animais domésticos, com ênfase em epidemiologia, diagnóstico e controle.