Nova espécie de carrapato é descoberta em uma das maiores corujas das Américas

Pesquisadores do departamento descreveram uma nova espécie de Amblyomma parasitando corujas no Sul do Brasil

Pesquisadores do VPS-FMVZ-USP em parceria com pesquisadores de outras instituições brasileiras (UFRGS, UNILA, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres e Marinhos, Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos, Campus Litoral Norte, UFRGS), descreveram uma nova espécie de carrapato associada a corujas residentes no Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com os pesquisadores Thiago Fernandes Martins (pesquisador do VPS e do Instituto Pasteur), Marcelo Bahia Labruna (professor do VPS) e João Fábio Soares (professor da UFRGS e ex pós-graduando do VPS), a nova espécie foi nomeada como Amblyomma monteiroae em homenagem a professora Silvia Gonzalez Monteiro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em reconhecimento à sua contribuição ao estudo da parasitologia veterinária brasileira.

A espécie encontrada na região Sul do país é totalmente inédita para a ciência. Segundo Martins, essa nova espécie é bastante interessante para a acarologia mundial, pois é um exemplo vivo da coevolução entre o carrapato parasita e a ave de rapina hospedeira. Martins observa que a descrição dessa nova espécie de ectoparasita abre uma grande perspectiva para a pesquisa na área. Entretanto, o pesquisador faz um alerta: a destruição do Pampa gaúcho pode prejudicar essa descoberta. “Ainda existem muitas espécies para serem descritas pela ciência. O progresso do país é sempre bem vindo, mas é preciso destacar a importância da conservação dos Biomas brasileiros para o progresso da ciência”, finaliza.

Martins conta que, embora imaturos (larvas e ninfas) de Amblyomma spp. frequentemente parasitam aves silvestres no Brasil, até o momento, nenhuma espécie deste gênero na região Neotropical utiliza aves como hospedeiros primários para a fase adulta. “Relatamos pela primeira vez no continente americano uma espécie do gênero Ambyomma que utiliza aves como hospedeiras para a fase adulta”, conclui.

Atualmente, essa nova espécie de carrapato ocorre apenas no Brasil e está restrita ao Pampa, único bioma brasileiro restrito ao Estado do Rio Grande do Sul.

1.png

Foto de um casal do carrapato Amblyomma monteiroae, espécie nova e inédita para a ciência.

Fonte: imagens cedidas pelos pesquisadores.

2.png

Foto de um casal do corujão-orelhudo (Bubo virginianus) em seu habitat natural, maior rapinante noturno do Brasil.

Fonte: NASCIMENTO, J. M. (2017). [WA4726335, Bubo virginianus (Gmelin, 1788)]. Wiki Aves - A Enciclopédia das Aves do Brasil.

Disponível em: <http://www.wikiaves.com/4726335> Acesso em: 26 Mai 2023.

Artigo: Description of Amblyomma monteiroae n. sp. (Acari: Ixodidae), a parasite of the great horned owl (Strigiformes: Strigidae) in southern Brazil. - Ticks and Tick-borne Diseases, 2023

Artigo: Description of Amblyomma monteiroae n. sp. (Acari: Ixodidae), a parasite of the great horned owl (Strigiformes: Strigidae) in southern Brazil - ScienceDirect

Mais informações: thiagodogo@hotmail.com