Participação de nossos pesquisadores em livro

Atualidades em Medicina Tropical no Brasil: Veterinária

Nossos pesquisadores Trícia Maria Ferreira de Sousa, Rodrigo Martins Soares e seus orientados são autores de dois capítulos que fazem parte do livro "Atualidades em Medicina Tropical no Brasil: Veterinária" e tem por objetivo ampliar o conhecimento de pesquisas recentes que envolvem temas como epidemiologia, parasitologia e doenças infecto-contagiosas e parasitárias que podem impactar na saúde animal e humana. Os leitores poderão encontrar informações valiosas sobre algumas especialidades nesta área do conhecimento, gerando assim conteúdo científico com objetivo não somente informativo, mas também para elaboração de pensamento crítico frente ao contexto sócio-ambiental do qual nós humanos permutamos com os animais e o ambiente em que todos vivemos.

Capítulo "Leishmaniose Felina no Brasil" : As pesquisas recentes mostram que os gatos domésticos sofrem com a infecção por diferentes espécies de Leishmania spp., dentre elas L. (L.) infantum. Uma vez que sofrem com a doença clínica causada por esse parasito e podem transmiti-lo aos vetores competentes, os gatos não só não são apenas hospedeiros acidentais, como podem fazer parte da cadeia de transmissão do agente. Diante dessa realidade, este capítulo aborda os principais aspectos da leishmaniose felina e nos atualiza sobre a epidemiologia, sinais clínicos e métodos diagnósticos da doença.
Capítulo "Equídeos como hospedeiros de Leishmania spp. no Brasil": As pesquisas recentes realizadas com equídeos domésticos mostram que esses animais podem ser infectados por diferentes espécies de Leishmania spp., dentre elas L. (L.) infantum, agente etiológico da leishmaniose visceral (LV), mas raramente demonstram sinais clínicos. Mesmo em áreas endêmicas para LV, a detecção de animais positivos por métodos parasitológicos e/ou moleculares não é frequente e sugere que equídeos sejam hospedeiros acidentais de L. (L.) infantum. Neste capítulo, os autores esclarecem sobre a epidemiologia, sinais clínicos e métodos diagnósticos de detecção da leishmaniose em equídeos. 
Atualidades-em-Medicina-Tropical-no-Brasil-Veterinária-1.png